ESSA É A MATEMÁTICA QUE VIVEMOS!
Sejam bem-vindos ao blog Matemática para a vida!
Destina-se á todo o público interessado em aprender e ensinar a matemática, tudo isso, relacionando a teoria com o significado das tarefas que realizamos em nosso cotidiano, em uma compra de supermercado, na verificação das horas, nos jogos que brincamos, no calculo simples de quantos familiares possuímos, na ação de fazer uma ligação telefônica ou no simples mudar de canal da TV.
16:53
| Postado por
Grupo de Trabalho
|
As
atividades foram realizadas com crianças do 2º ano no Ensino Fundamental
Idade
: 7 anos
Primeiramente,
foram colocados alguns ábacos sobre a mesa, em que os alunos puderam observar e
manipular para conhecerem o material, em seguida, foi questionado: “Vocês
conhecem o ábaco? Já ouviram falar sobre ele? Onde? Pra vocês o que acham que
seja o ábaco?” A partir das respostas dadas, falamos um pouco sobre esse
objeto respondendo as seguintes indagações: “O que é um ábaco? Para que
serve? Qual a sua importância na antiguidade? Quais os tipos?” Entre
outras. Em seguida construirmos o ábaco da seguinte maneira:
Com essas explicações pedimos que os alunos representassem alguns números no
ábaco, primeiro apenas com unidade, depois dezena, centena e até unidade de
milhar com o objetivo de que eles pudessem compreender e aprender o valor
posicional de cada número e facilitasse no momento de fazer os cálculos.
Ao conseguirem representar os números com auxílio do ábaco, realizamos a adição
e subtração para resolução de alguns cálculos com o ábaco, explicando como
seriam feitos o processo de adicionar e subtrair. Esse exemplo mostrou
como os nossos antepassados faziam os cálculos e também para que eles
compreendessem o sistema de numeração decimal além de como fazemos os cálculos
atualmente.
Ao término da atividade retomamos alguns pontos importantes para que os alunos
compreendessem o conteúdo trabalhado.
Perguntas
desafiadoras
1)
Como é feita a contagem? Como representar cada quantidade?
2)
Por qual motivo um colega representou o número proposto de uma forma e o colega
de outro?
3)
Quantas unidades formam uma dezena? Vamos representa- lá no ábaco?
4)
Como será que representamos a dezena, centena, milhar no ábaco?
6)
Represente o número 1209. Por que a dezena não foi representada por nenhuma
bolinha do ábaco?
Resultado
da aula
Os
alunos disseram não conhecer o ábaco e nunca representaram números e contagem
com seu auxílio, assim, demonstraram o tempo todo interesse e dedicação ao
realizar as atividades propostas.
No
começo ficaram observando atentamente o que a professora explicava e depois
desenvolveram todas as atividades naturalmente. Ao longo das atividades os
alunos já faziam perguntas e um auxiliava o outro,
assim, representaram números
apenas com unidade,dezena centena e dezena de milhar e finalizamos com
operações de adição e subtração.
Ao finalizar, a professora perguntou aos alunos se gostaram da aula e de representar e realizar operação com o ábaco? E responderam que foi muito legal e mais fácil aprender com o ábaco, contando a novidade aos seus colegas e com certeza, a alegria e satisfação estavam estampadas no rostinho de cada um, assim, concluímos que a atividades práticas devem estar presentes na sala de aula para que aprendizagem seja significativa e prazerosa.

Ao finalizar, a professora perguntou aos alunos se gostaram da aula e de representar e realizar operação com o ábaco? E responderam que foi muito legal e mais fácil aprender com o ábaco, contando a novidade aos seus colegas e com certeza, a alegria e satisfação estavam estampadas no rostinho de cada um, assim, concluímos que a atividades práticas devem estar presentes na sala de aula para que aprendizagem seja significativa e prazerosa.

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