ESSA É A MATEMÁTICA QUE VIVEMOS!

ESSA É A MATEMÁTICA QUE VIVEMOS!
Sejam bem-vindos ao blog Matemática para a vida!
Destina-se á todo o público interessado em aprender e ensinar a matemática, tudo isso, relacionando a teoria com o significado das tarefas que realizamos em nosso cotidiano, em uma compra de supermercado, na verificação das horas, nos jogos que brincamos, no calculo simples de quantos familiares possuímos, na ação de fazer uma ligação telefônica ou no simples mudar de canal da TV.

As atividades foram realizadas com crianças do 2º ano no Ensino Fundamental
 Idade : 7 anos

Primeiramente, foram colocados alguns ábacos sobre a mesa, em que os alunos puderam observar e manipular para conhecerem o material, em seguida, foi questionado: “Vocês conhecem o ábaco? Já ouviram falar sobre ele? Onde? Pra vocês o que acham que seja o ábaco?” A partir das respostas dadas, falamos um pouco sobre esse objeto respondendo as seguintes indagações: “O que é um ábaco? Para que serve? Qual a sua importância na antiguidade? Quais os tipos?” Entre outras. Em seguida construirmos o ábaco da seguinte maneira:
   Com essas explicações pedimos que os alunos representassem alguns números no ábaco, primeiro apenas com unidade, depois dezena, centena e até unidade de milhar com o objetivo de que eles pudessem compreender e aprender o valor posicional de cada número e facilitasse no momento de fazer os cálculos.
   Ao conseguirem representar os números com auxílio do ábaco, realizamos a adição e subtração para resolução de alguns cálculos com o ábaco, explicando como seriam feitos o processo de adicionar e subtrair. Esse exemplo mostrou como os nossos antepassados faziam os cálculos e também para que eles compreendessem o sistema de numeração decimal além de como fazemos os cálculos atualmente.
   Ao término da atividade retomamos alguns pontos importantes para que os alunos compreendessem o conteúdo trabalhado. 


Perguntas desafiadoras

1) Como é feita a contagem? Como representar cada quantidade?
2) Por qual motivo um colega representou o número proposto de uma forma e o colega de outro?
3) Quantas unidades formam uma dezena? Vamos representa- lá no ábaco?
4) Como será que representamos a dezena,  centena, milhar no ábaco?
5) Como fazer uma conta de adição através do ábaco?
6) Represente o número 1209. Por que a dezena não foi representada por nenhuma bolinha do ábaco?

Resultado da aula

Os alunos disseram não conhecer o ábaco e nunca representaram números e contagem com seu auxílio, assim, demonstraram o tempo todo interesse e dedicação ao realizar as atividades propostas.
No começo ficaram observando atentamente o que a professora explicava e depois desenvolveram todas as atividades naturalmente. Ao longo das atividades os alunos já faziam perguntas e um auxiliava o outro,
assim, representaram números apenas com unidade,dezena centena e dezena de milhar e finalizamos com operações de adição e subtração.

Ao finalizar, a professora perguntou aos alunos se gostaram da aula e de representar e realizar operação com o ábaco? E responderam que foi muito legal e mais fácil aprender com o ábaco, contando a novidade aos seus colegas e com certeza, a alegria e satisfação estavam estampadas no rostinho de cada um, assim, concluímos que a atividades práticas devem estar presentes na sala de aula para que aprendizagem seja significativa e prazerosa.







0 comentários:

Postar um comentário